Aves da Minha Escola promove encontros com educadores da rede municipal para incentivar o alfaletramento com aves regionais
Alfaletrar é um conceito pedagógico que integra a alfabetização e o letramento, assumindo que toda criança deve aprender a ler e a escrever, não apenas apropriando-se do alfabeto, mas tornando-se capaz de escrever textos e ler o mundo a sua volta. A proposta de alfaletramento da Secretaria de Educação de Paraty ganhou asas em parceria com o projeto Aves da Minha Comunidade, da Associação Cairuçu, com o apoio do instituto humanize, dando origem ao recurso pedagógico chamado ABC das Aves.
O ABC das Aves é composto por um abecedário ilustrado com aves regionais e um bingo de aves, que foram distribuídos em março de 2022 para todas as turmas de 1º a 3º ano do ensino fundamental da rede pública e estão dispostos nas salas de aulas, à vista de nossas crianças. Além de um manual virtual para auxiliar os educadores da rede, foram programadas seis oficinas para compartilhar conhecimentos e multiplicar os métodos de aplicação do ABC das Aves.
As primeiras duas oficinas aconteceram no mês de abril, sob o comando da coordenadora do Aves da Minha Escola, Sylvia Junghähnel e das coordenadoras do Núcleo Alfa da SME Camilla Princisval, Eliane Lino e Rosania Tomaz de Lima Maia. Elas apresentaram o manual detalhadamente, compartilharam informações sobre cada ave, destacaram maneiras criativas de utilizar o ABC e atividades educativas focadas em aves. Os participantes das oficinas também tiveram a oportunidade de jogar o bingo das aves, tendo como prêmios livros e caixas de bombom.
Durante as duas oficinas realizadas em maio, Sylvia mostrou como agrupar as aves por cores ou função ecológica para propor atividades educativas e desenvolver jogos. Ainda, foram exibidas diversas atividades realizadas por educadores da rede a partir do ABC das Aves, como criação de poemas, confecção de comedouros para aves, quebra-cabeças, pinturas e desenhos.
O trabalho colaborativo tem sido alimentado pelo grupo de WhatsApp do Alfaletrando, no qual muitos educadores estão compartilhando as iniciativas que estão fazendo sucesso com a garotada. Com isso, a proposta para as próximas oficinas é que os próprios educadores possam compartilhar as metodologias mais efetivas para impulsionar o aprendizado das crianças.
Nossa alegria é saber que o ABC das Aves já está sendo aplicado e está inspirando as crianças, educadores, equipes pedagógicas e muitas outras pessoas. A pedido do Núcleo Alfa da SME, o escritor paratiense Flávio de Araújo escreveu uma poesia e uma composição musical sobre as aves. Isso é voo do projeto e a certeza de que ele pode trazer novo sentido ao ato de ler e escrever, combinado ao amor e ao respeito às aves livres.
Canção Para Bater Asas
Flávio de Araújo
Passarinho
voa
Passarinho
Quanto mais voar
Eu vou
Amar seu voo
Voa passarinho
No céu branquinho
Voa amor
Passarinho
Voa
Passarinho
Abrindo as asas
Também vou
Voar contigo
Voa passarinho
No céu branquinho
Voa amor
Passarinho
Voa passarinho
Quanto mais voa
Eu vou
Amar seu voo
Voa amor
No céu branquinho
Voa amor…