A Associação Cairuçu foi criada em 2002 por um grupo de proprietários de casas no Condomínio Laranjeiras, situado na região sul de Paraty, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região e das comunidades que aqui vivem. Por essa razão, em 13 de novembro, o Condomínio foi o local escolhido para o início da celebração dos 20 anos de história da Associação Cairuçu e recebeu a exposição “Cairuçu Presente” no espaço do Centro Social, inaugurada com participação especial do Conjunto Musical Cairuçu.
Juliana Aledi, Diretora Executiva da Associação, abriu o evento falando sobre os projetos desenvolvidos nos Centros de Educação Integral Cairuçu e nas escolas parceiras da rede municipal, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes e Lazer de Paraty, além de registrar o crescimento e os desafios da instituição ao longo dessas duas décadas. A Associação Cairuçu tem a Educação Integral como uma prática de cuidado com a vida sob a coordenação de educadores veteranos a frente de quatro linhas de atuação: Programa Arte e Educação, Programa Esporte Educacional, Programa Tecnologia e Inovação e Programa Educação, Saúde e Ambiente. A curadoria da exposição buscou retratar o diferencial da educação focada no ser integral, quando a criação de vínculos, o afeto, o senso de pertencimento e o compromisso mútuo com o desenvolvimento de cada um criam o ambiente propício para transmissão de valores e conhecimento.
Na inauguração, o Conjunto Musical Cairuçu realizou um breve concerto, sob o comando da educadora Elis Carla, com um repertório animado e diversificado, demonstrando também a qualidade artística que é possível alcançar com o comprometimento dos alunos e dos educadores. Logo após, a exposição foi oficialmente aberta para que o público presente pudesse prestigiá-la.
As fotografias exibidas procuram traduzir o que há de melhor no trabalho da Associação: o estado de presença de crianças, jovens e da própria equipe, despertado pelas experiências lúdicas baseadas na Educação Integral, conceito que adota o desenvolvimento do ser humano em todas as suas esferas (social, cultural, intelectual, emocional, entre outras), valorizando as individualidades e a realidade de cada um. As imagens são de autoria da fotógrafa Camila Portela, a exposição tem coordenação e curadoria de Karla Mourão, com texto de apresentação de Tayná Pádua, e permanecerá até o final de fevereiro no Condomínio. Outro produto simbólico que virá completar essa comemoração é o vídeo institucional de 20 anos com depoimentos da equipe, participantes e amigos da Associação Cairuçu, cujos relatos falam de permanência e transformação a partir da Educação Integral, esse trabalho afetivo e contínuo realizado nos CEICs, escolas e comunidades. O pré-lançamento aconteceu no final de novembro durante eventos comemorativos internos com a presença da equipe administrativa, educadores e alunos. O lançamento oficial está previsto para o dia 3 de dezembro, data da apresentação de fim de ano do Conjunto Musical Cairuçu na Casa de Cultura de Paraty no encerramento das atividades de 2022