Adolescentes de Paraty escrevem sobre o patrimônio cultural da região em revista da Associação Cairuçu

Revista CEIC é iniciativa do Projeto Jovem Comunicador em parceria com a Secretaria de Cultura de Paraty, Coordenadoria da Juventude e Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa

No dia 19 de abril, o Projeto Jovem Comunicador, da Associação Cairuçu, realizou o lançamento da 6ª edição da Revista CEIC, na sede da instituição, no bairro Patrimônio, com a presença dos alunos, familiares, pessoas interessadas e parceiros institucionais.

O projeto Jovem Comunicador, idealizado em 2018 pela coordenadora pedagógica Gilmara Kíria, responsável pelo Programa Tecnologia e Inovação (PTI) da Associação Cairuçu, foi conduzido em 2022 pelos jornalistas Tayná Pádua e Matheus Ruffino. Os educadores orientaram um grupo de oito adolescentes de Paraty durante o desenvolvimento de uma publicação impressa, a ‘Revista CEIC’,que chega agora a sua 6ª edição.

A última edição aborda os ciclos econômicos da história de Paraty de uma forma dinâmica e criativa, visando promover a educação patrimonial dos jovens e o estímulo a uma relação de cuidado e afeto com o lugar especial onde vivem. O processo de produção aconteceu de setembro a dezembro de 2022 com aulas teóricas e práticas na Casa da Juventude (CAJU), no bairro Ilha das Cobras, além de saídas de campo para contribuir com o aprendizado sobre cultura e história de Paraty. Os jovens visitaram o Caminho do Ouro, Alambique Paratiana, Sítio Santa Terezinha no Rio Pequeno, participaram de uma oficina de gastronomia e um city tour étnico afrocentrado.

Uma novidade da edição é a participação de colunistas convidados, todos jovens profissionais de Paraty, que contribuíram com informações e reflexões relacionadas à temática da revista. A sommeliére de cachaça Maria Eduarda Porto, as pedagogas Camilla Princisval e Carolina Fonseca e o agrônomo José Luiz Gonçalves escreveram artigos para a Revista CEIC.

A abertura do evento no CEIC Patrimônio contou com apresentações de música e dança de integrantes do Programa Arte e Educação (PAE) e um típico café caiçara com banana da terra, batata doce e manuê de bacia feitos pela equipe da Associação. Um momento de confraternização, valorização do protagonismo da juventude, encontros e fortalecimento de parcerias.

Estiveram presentes a Secretária Adjunta de Cultura Andréa Maseda e a Coordenadora de Juventude Natália Braga, ambas parceiras nessa edição junto ao Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa, da Prefeitura de Paraty; o Historiador Diuner Mello que com suas pesquisas contribui com o conhecimento da história do município e inspira projetos como o Jovem Comunicador (nessa edição há uma entrevista com o autor); o Secretário de Esporte e Lazer Fabrício Oliveira, Fernanda Fagundes do Gabinete do Vereador Lucas Cordeiro, Lucinete de Souza Garcia do Conselho Tutelar, Rita Moraes da Secretaria de Educação, Felipe Antunes e Ana Paula Serpa representantes do Projeto Tênis Paraty, entre outros nomes também importantes.

Todas as edições da revista, incluindo a mais recente, estão disponíveis no site da Associação Cairuçu no link https://asalaranjeiras.org.br/site/revista-ceic/ Leia e compartilhe a revista digital com quem deseja saber mais sobre o patrimônio cultural de Paraty!