AMIGO DA VEZ RETORNA À PARATY E REALIZA MAIS DE 200 ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS GRATUITOS.

Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2023, os dentistas da ONG Amigo da Vez ofertaram atendimentos odontológicos gratuitos e orientações de saúde bucal nas comunidades costeiras da Praia do Sono e Ponta Negra na ação “Sorrindo para o Futuro”, beneficiando 202 crianças, jovens e adultos.

A iniciativa contou com a participação de 20 dentistas voluntários mais staffs liderados pelo Dr. Maurício Querido para atender, prioritariamente, a faixa etária de 4 a 14 anos. Adultos tiveram a chance de passar pelo dentista em janelas de horários vagos. Na Praia do Sono, 121 pessoas foram atendidas e 347 procedimentos executados, enquanto na Ponta Negra 81 pessoas foram atendidas e 315 procedimentos executados.

Além dos procedimentos, também foram realizadas ações educativas sobre saúde bucal e atividades de educação ambiental e artísticas. Na Ponta Negra, as crianças do Centro de Educação Integral Cairuçu e da E.M. Ponta Negra homenagearam os dentistas com a leitura de frases carinhosas, uma canção e cartões endereçados aos voluntários.

Para incentivar o cuidado com os dentes e a higiene pessoal, as crianças receberam escovas de dente e broches colecionáveis com frases como “prêmio de escovação” e “cárie zero”, esta segunda representa o maior objetivo da ação: minimizar ou extinguir a incidência de cáries nas crianças das duas comunidades caiçaras.

A ação foi realizada em parceria com a Associação SocioAmbiental Laranjeiras, braço social do Condomínio Laranjeiras, como acontece desde 2017, responsáveis pela logística de pré e pós produção, além da atuação das equipes nos dias do evento. Contou também com apoio da Prefeitura de Paraty através da Secretaria Municipal de Saúde, da empresa Litoral Net, das Associações de Moradores da Praia do Sono e Ponta Negra, do radialista Zaqueu da Conceição e demais moradores e voluntários.

Registramos aqui nossa gratidão a todos que participaram dessa ação colocando amor, empatia e esperança nos sorrisos das novas gerações.