ASSOCIAÇÃO CAIRUÇU NO II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Educadores apresentaram artigos durante o evento promovido pela Universidade Federal do Maranhão

Apesar de muito desafiador, o ano de 2020 trouxe grandes conquistas para a equipe da Associação Cairuçu, como a apresentação de dois artigos por nossos educadores no II Simpósio Internacional e V de Tecnologias Digitais na Educação. Evento promovido através da internet pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, entre os dias 20 e 29 de outubro.

A educadora Lissandra Brotto, do Projeto Letramento, escreveu sobre sua experiência pessoal no paper intitulado “Do analfabetismo digital à literatura virtual”. Já os educadores André Pádua e Vitória Rizzo, do Programa Tecnologia e Inovação – PTI, apresentaram a “Educação em diálogo com as mídias digitais: aplicativo Sacola Literária”, fruto do trabalho conjunto entre a dupla, com as coordenadoras Gilmara Rocha e Andreia do Almo e os educadores do Programa Arte e Educação. Esse artigo recebeu a menção honrosa do comitê organizador, ficando em 2º lugar na categoria pôster.

Além de relatar sua experiência real, o artigo da nossa educadora youtuber Lissandra tem como objetivo estimular professores a tornarem-se atuantes no universo online, oferecendo informação de qualidade para crianças, jovens e adultos. “É um tanto assustador caminhar no mundo online, é como caminhar num labirinto. Por mais absurdo que pareça, para quem está dando seus primeiros passos no mundo virtual, este universo não parece tão lógico ou objetivo, e ainda por cima, possui uma linguagem própria”, comentou Lis Brotto.

Ela enfrentou as dificuldades e preparou seus primeiros vídeos para o Projeto Letramento, orientada pela coordenadora Andreia do Almo, como uma estratégia de manter contato com as crianças e estimulá-las a conhecer um pouco mais da literatura infantil e hoje produz vídeos para o seu Canal no YouTube, o LIS BROTTO. “Poder contar com o apoio da equipe e uma formação realizada com a coordenadora Gilmara Rocha foi fundamental para o meu desenvolvimento e entendimento da área digital. Assim, superei vários obstáculos para hoje poder atuar no mundo virtual e realizar um sonho que há anos eu tinha, mas que me parecia impossível, que foi lançar um canal no YouTube.”, relatou Lissandra.

A participação no Simpósio também foi uma experiência enriquecedora para a educadora e pedagoga Vitória, como conta a seguir: “O projeto de elaboração da Sacola Literária Virtual, a elaboração do artigo e a participação nesse evento transformaram nossos olhares e expandiram repertórios, ampliando os horizontes para algo novo. Mostrou que a tecnologia traz diversas ferramentas que podem ser usadas de múltiplas formas nas atividades educativas, especialmente em um mundo pós-pandemia, onde novas formas de aprendizagem, de contato com o mundo do conhecimento, incluindo o literário, serão fundamentais.”

Em 2020 as equipes dos Programas Arte e Educação e Tecnologia e Inovação deram grandes passos em direção ao futuro e às novas ferramentas de educação, tudo para oferecer o melhor aprendizado e as melhores experiências para nossas crianças e jovens. É certo que essas novidades não param por aí e estamos entusiasmados para aprender mais!

Para saber mais sobre o artigo e o canal da Lis Brotto, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=CP5Qma7095I

Sacola Literária: https://asalaranjeiras.org.br/site/sacola-literaria/