Projeto Jovem Comunicador recebe Moção Honrosa na Câmara de Vereadores de Paraty

Comunicar é compartilhar conhecimento e emoções. É também conectar pessoas, promover a troca de saberes, divulgar conteúdos, realizações e projetos que fazem o mundo melhor. Em tempos de fake news, a Comunicação, quando exercida com ética e responsabilidade, é o exercício cidadão de informar para que a sociedade possa evoluir. Por isso, muito nos honra ter o Projeto Jovem Comunicador.

Esse trabalho desenvolvido há quatro anos na Associação Cairuçu, integra o Programa Tecnologia e Inovação, coordenado por Gilmara Kíria, no qual são propostas experiências tecnológicas e humanas para crianças e adolescentes do município. No escopo do projeto Jovem Comunicador, as técnicas jornalísticas e conhecimentos da área da comunicação social possibilitam o protagonismo da juventude e a aproximação com uma formação profissional. Os participantes aprendem a comunicar sua história e a do local onde vivem e criam nesse laboratório o produto final do curso, a Revista CEIC, que em 2021 chegou à sua quinta edição.

Na Revista CEIC 5, em versão impressa ou digital, é possível ver o estudo sobre o Patrimônio Imaterial de Paraty nas 72 páginas escritas, ilustradas e diagramadas pelos alunos. O tema escolhido como fio condutor da edição colocou os adolescentes na função de jornalistas e pesquisadores, proporcionando sua participação em vivências no território durante os quatro meses de curso. O resultado foi uma revista com conteúdo de qualidade, mas acima de tudo o fortalecimento do vínculo dos jovens com o lugar onde vivem.

Em reconhecimento a esse trabalho, a equipe do Projeto Jovem Comunicador recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Paraty no dia 13 de dezembro de 2021. A homenagem foi indicada pelo vereador Lucas Cordeiro, que durante a sessão ressaltou a importância de utilizar esse instrumento de condecoração para parabenizar pessoas e instituições pelos serviços prestados à comunidade e, neste caso em especial, à juventude, que para ele, que foi o primeiro coordenador da juventude de Paraty, é um público que precisa de voz e oportunidades.

Estiveram presentes na câmara nossa Diretora Executiva Telma Toledo, a educadora Tayná Pádua e os jovens comunicadores Leiriel Vieira, Larissa Barbosa, Maria Luisa Alcântara e Nicolas Raed, mas os aplausos estendem-se também aos alunos Bruno Cabral e Arthur Fabricante, bem como a todos os jovens e educadores que já passaram pelo projeto.

Convidamos a todos para conhecer a Revista CEIC Nº 5, lançada no dia 30 de novembro de 2021, bem como as edições anteriores disponíveis em nosso site. Boa leitura!