No dia 3 de dezembro, encerrando as comemorações pelos 20 anos da Associação Cairuçu, o Conjunto Musical Cairuçu apresentou o Recital “Paz pela Paz” na Casa da Cultura de Paraty e foi possível presenciar o brilho dos talentos individuais que somados formam um Conjunto Musical competente e afinado que exibe prazer e alegria em tocar.
O Recital foi divido em três partes: solos de alunos veteranos e intermediários; música popular brasileira, do baião à bossa nova, com direito ao clássico “Garota de Ipanema”; execução de conjunto e musicalização infantil.
Na abertura do evento, a Diretora Executiva Juliana Aledi desejou boas vindas a todos e homenageou a equipe da Associação Cairuçu convidando os integrantes ao palco para receber uma salva de palmas. Andreia do Almo, Coordenadora do Programa Arte e Educação, também fez uma fala de abertura, seguida das palavras de Janaína, mãe da aluna Nara Luísa. Janaína falou sobre a dedicação da educadora Elis Carla e o amor que entrega aos alunos. Elis é uma educadora que exige muito comprometimento das crianças, mas não somente com a música, também com os estudos. Janaína afirmou o quanto isso foi importante para o crescimento da filha e relembrou o período de pandemia, quando Elis manteve o trabalho com a turma através do Whatsapp e do Delivery Musical, levando instrumentos nas residências dos alunos.
Elis, por sua vez, informou ao público que o repertório da noite foi escolhido pelos integrantes do Conjunto Musical e que isso é um sinal de sua maturidade: “Antes a gente tocava ‘Uni, duni, tê’ e ‘Ciranda Cirandinha’. Agora eles escolheram todo o repertório que vocês irão ouvir. Foi quando me dei conta que eles cresceram.”, declarou a educadora antes da canção “De janeiro a janeiro”, de Roberta Campos.
Durante o evento diversos participantes do Projeto Lindo Amanhecer, também comandado por Elis, fizeram participações especiais. O ex-aluno da Associação Cairuçu Guilherme Fonseca dos Santos, hoje membro da Orquestra Sinfônica de Paraty, também brilhou com seu violino.
A música escolhida para finalizar a apresentação foi a que deu o seu nome ao espetáculo: “Paz pela paz”. Desejando paz às crianças, às famílias, à natureza e ao mundo todo, Elis encerrou a noite com o público emocionado e de pé.