Programa Pedagógico Social

Programa Pedagógico Social (PPS)

PROJETO DE DANÇA

No Projeto Dança, o balé clássico encontra-se com a dança livre com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a expressão rítmica e corporal de crianças e jovens. O projeto tem como propósito contribuir com a aprendizagem de domínios do comportamento humano — social, emocional, corporal e intelectual – para a formação integral dos participantes.

Dança é movimento, autoestima, disciplina e socialização, e difundir seus benefícios é proporcionar vivências e ampliar o repertório cultural dos envolvidos.

As aulas acontecem semanalmente no Centro de Educação Integral Cairuçu, no Patrimônio.


PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO

O Projeto Musicalização tem como objetivo aproximar crianças e jovens dos sons, da arte e da cultura. No curso, os aprendizados de teoria musical, solfejo, prática de instrumentos individual e em conjunto, vem acompanhados do desenvolvimento de domínios do comportamento humano — social, emocional, corporal e intelectual – para contribuir com a formação integral dos participantes.

As aulas são oferecidas semanalmente nos Centros de Educação Integral Cairuçu, no Patrimônio e  na Vila Oratório.

PROJETO LETRAMENTO

O Projeto Letramento trabalha a escrita, a leitura e a oralidade para contribuir com a educação formal de crianças e jovens e proporcionar aprendizados para o seu desenvolvimento integral. Nos espaços de leitura onde o curso é realizado, nossos educadores estimulam a aproximação com o universo da leitura por meio da contação de histórias, empréstimo de livros, brincadeiras, muita criatividade e ludicidade.

No projeto Letramento, que desencadeia o que chamamos de “projeto encantamento”, nossos alunos são encantados por personagens e aventuras para que os livros não sejam companheiros apenas nas salas de aula, mas por toda vida. Acreditamos que letrar é mais do que desenvolver o hábito da leitura, é criar gosto por ela.

PROJETO INFORMÁTICA EDUCATIVA

Utilizar a informática como uma ferramenta educativa capaz de contribuir com o ensino formal de crianças, jovens e adultos e o desenvolvimento de sua cidadania é o objetivo desse projeto. Realizado semanalmente nos Centros de Educação Integral Cairuçu e nas escolas parceiras, o curso apresenta linguagens, programas e processos básicos do universo da informática para tornar o ensino escolar mais dinâmico e interativo e promover a acessibilidade digital.

ESCOLINHAS DE FUTEBOL

No Projeto Escolinha de Futebol crianças e jovens aprendem valores como o trabalho em equipe, a sociabilidade, o respeito e a perseverança dentro de campo com a bola nos pés. Além de trabalhar as habilidades técnicas e físicas dos participantes, o aprendizado do futebol é utilizado como uma ferramenta socioeducativa para promover a prática esportiva, a saúde, o bem estar e o domínio de capacidades cognitivas, afetivas, culturais, éticas e sociais essenciais para a formação integral.