Em 30 de outubro de 2022, a Associação Cairuçu, braço social do Condomínio Laranjeiras, completa 20 anos de atuação em Paraty, contribuindo para o desenvolvimento ambiental, econômico e social do território, e sendo, sobretudo, uma presença de afeto para crianças, jovens e famílias paratienses.
A Associação Cairuçu tem a Educação Integral como base de seus projetos educativos e, através dos Programas Tecnologia e Inovação, Educação, Saúde de Ambiente, Arte e Educação e Esporte Educacional, utiliza diferentes linguagens para cuidar das dimensões afetiva, intelectual, ética e social de crianças e adolescentes.
Anualmente, são atendidos mais de 500 estudantes em seus quatro Programas Educativos com atividades regulares realizadas nos Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs), localizados nos bairros Patrimônio, Vila Oratório e Ponta Negra, além das escolas parceiras da rede municipal e ações pontuais na Praia do Sono.
Fundada em 2002 por um grupo de condôminos, a Cairuçu é fruto de um trabalho iniciado em 1992, com o objetivo de promover transformações positivas na educação e na vida das comunidades vizinhas. A primeira iniciativa social foi a reforma da escola da Vila Oratório.
Uma vez criada formalmente a Associação Cairuçu, em 2002, o trabalho se voltou para a Educação Integral. De lá para cá, além dos relevantes projetos educativos, a contribuição da Associação para o município é notada também pela responsabilidade em tempos de crise, como no período da pandemia e nas recentes chuvas de abril deste ano.
Em 20 anos de trabalho e conquistas, a Associação Cairuçu esteve em constante transformação e aprimoramento para concretizar suas ações, mas a missão original de construção da cidadania e de um futuro sustentável continua em sua essência.
Celebramos essas duas décadas, que marcam a passagem e a contribuição de gerações de gestores, educadores e conselheiros do CL, que participam com doações regulares e também na governança através dos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da entidade. Mais que isso, celebramos as gerações de crianças que cresceram nos CEICs, com a certeza de que a Associação Cairuçu estabeleceu definitivamente um espaço de acolhimento e afeto em Paraty.