AVES NA LIVE

Bate papo sobre Educação Ambiental e Inclusão Social na observação de Aves

No último sábado (15/08) a Associação Cairuçu participou de uma conversa sobre Educação Ambiental e Inclusão Social na observação de aves. A coordenadora do Projeto Aves da Minha Escola e Aves da Minha Comunidade, Sylvia Junghähnel, foi convidada para apresentar os projetos numa Live com um grande time de educadoras!

Participaram da conversa, compartilhando suas experiências:
Aurelice Vasconcelos – Professora, pesquisadora, educadora ambiental e arte-educadora. Comentou sua atuação em projetos de Ecoturismo e Educação Ambiental na comunidade quilombola da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (Acre).

Natália Allenspach – Bióloga e realizadora do blog www.apassarinhologa.com.br , Natália falou sobre inclusão digital, o blog e projetos recentes (São Paulo).

Simone Mamede – Pesquisadora e educadora ambiental, atua no Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo (Mato Grosso do Sul), que, entre outros, realiza a AVISTAR MS anualmente. Apresentou as diferentes abordagens participativas de seus projetos.

Esta live integra uma programação mensal, que tem como tema o protagonismo feminino na observação de aves, uma iniciativa do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, WWF, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul e apoio do Avistar Brasil. Na moderação do bate-papo, imprescindíveis, estavam: Maristela Benites e Julia Boock.

Depois de cada convidada apresentar os seus projetos por 10 minutos, foram respondidas as perguntas do público, e também houve tempo para a exibição de um vídeo do Projeto Aves da Minha Escola, de 2019, que rendeu elogios: “Sylvia, fiquei arrepiada com o seu vídeo! Parabéns pelo trabalho! Maravilhoso! Parabéns!” disse Vanessa Messias.

“[…] Eu sentia falta de uma discussão teórica que trouxesse mais reflexões sobre a atividade, seus limites e possibilidades, e me senti muito contemplado com as falas de todas ali e, principalmente, pela ótima mediação da Maristela. Foi muito bom ver temas como decolonialidade, inclusão, questões de gênero e étnico-raciais serem mencionados porque avançamos em relação a somente observar e registrar aves. Fiquei feliz desses temas estarem chegando na observação de aves.” Completou Ricardo Santori sobre a importância dos temas abordados durante a conversa.

Agradecemos o convite e a possibilidade de refletir e aprender com essas experiências incríveis compartilhadas! Nosso muito obrigada para Simone, Aurelice, Natalia, Julia e Maristela.

Assita a Live completa no Youtube – Canal AvistarBrasil: https://www.youtube.com/watch?v=IGJTE3N9T-Q