Início das atividades do primeiro semestre é marcado pelo entusiasmo de educadores e participantes
Em março, a Associação Cairuçu abriu as portas dos Centros de Educação Integral Cairuçu na Vila Oratório, Patrimônio e Ponta Negra para o início das atividades dos projetos de Educação Integral. Foram iniciados diversos projetos educativos no período do contraturno escolar nas áreas das artes, esporte, tecnologia, saúde e meio ambiente. Aproximadamente 300 crianças de pelo menos 10 localidades do município já estão participando das atividades e, em abril, a abertura de outros projetos dos programas em andamento trará ainda mais participantes e nova energia para os CEICs.
Em 2023, a Associação realiza um movimento de regresso aos seus espaços físicos, cumprindo seu escopo de atuação no contraturno escolar e mantendo ações pontuais dentro das escolas parceiras. Isso valoriza a estrutura dos nossos CEICs que são pensados e organizados para serem ambientes de proteção, convívio e afeto para crianças, jovens e famílias.
Pelo segundo ano consecutivo, a unidade de Ponta Negra recebe o projeto integrado “Território do Brincar”, que envolve as linguagens dos quatro programas (arte, esporte, tecnologia, saúde e meio ambiente) da Associação de forma transversal e dinâmica. Dessa maneira é possível aprender sobre matemática através de projetos de artes, sobre saúde através do esporte, sobre inúmeros temas através da informática, e por aí vai. A implantação bem-sucedida desse método terá continuidade com uma dupla de educadores.
O retorno de antigos alunos à Associação Cairuçu e a chegada de novos é a fagulha necessária para impulsionar um novo ano de trabalho e dedicação da equipe à Educação Integral da infância e da juventude.
Pelas redes sociais da Associação Cairuçu é possível saber mais sobre os projetos em desenvolvimento e os que ainda serão iniciados. Acompanhe nossas atividades.