Jovem Comunicador lança 5ª edição da Revista CEIC

Publicação aborda o Patrimônio cultural e natural de Paraty e está disponível on-line

Desenvolvida por seis adolescentes paratienses, a Revista CEIC Nº 5 é o desfecho das vivências e pesquisas sobre o patrimônio imaterial de Paraty, realizadas durante o projeto Jovem Comunicador, que integra o Programa Tecnologia e Inovação, no ano de 2021. Este, que é o produto mais expressivo do projeto, alcançou sua edição mais robusta. São 72 páginas de conteúdo sobre os títulos de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa, além de reportagens sobre 3 comunidades tradicionais de Paraty: Quilombo do Campinho, Ponta Negra e Aldeia Itaxi Mirim (Paraty-Mirim).

Lançada no dia 30 de novembro de 2021, a revista chegou às mãos dos alunos, responsáveis e convidados durante o Festival Cairuçu, realizado no CEIC Patrimônio. Como disse nossa Diretora Telma Toledo na abertura do evento de lançamento, “fazer crianças e jovens dançarem, desenharem, praticarem esportes, tocarem instrumentos, é a tarefa nobre de despertar disciplina, mas são atividades para as quais elas estão mais vocacionadas. Fazer com que seis jovens escrevam 72 páginas sobre o título de Patrimônio Mundial de Paraty é uma tarefa gigante. Parabenizo os jovens, a educadora Tayná Pádua e a coordenadora Gilmara Kíria”.

A produção textual e a diagramação da revista foram realizadas pelos jovens Arthur Fabricante, Bruno Cabral, Larissa Barbosa, Leiriel Pascoal, Maria Luisa Alcântara e Nicolas Raed, com a orientação da educadora Tayná Pádua e finalização de Potyra Camilo. Disponível em versão impressa e digital, a publicação é um instrumento de educação, salvaguarda e promoção do Patrimônio vivo de Paraty e servirá como fonte de pesquisa para educadores e estudantes.

Para os jovens o exercício de construir a revista foi enriquecedor. As vivências culturais, históricas, gastronômicas, andanças e conversas com mestres da cultura local foram fundamentais para construir o trabalho final do curso e ressignificar a relação dos participantes com o território.  “A oportunidade de escrever para uma revista foi desafiadora, mas inspiradora além de tudo. O curso me ensinou muita coisa da terra em que vivo desde criança, e sou muito grata pela possibilidade de conhecer pessoas que me fizeram conhecer mais sobre Paraty.”, declarou a jovem Comunicadora Maria Luisa.

A Revista CEIC 5 também foi distribuída na comemoração de encerramento do ano letivo da Associação Cairuçu na comunidade caiçara da Ponta Negra e entregue pela coordenadora Gilmara Kíria na Escola Municipal Campinho, cujos alunos mostraram aos jovens comunicadores um pouco da sua comunidade, retratada na edição.

Nossos agradecimentos as Secretarias de Cultura e Educação e a Casa da Cultura de Paraty que foram nossos parceiros nesse projeto.

Convidamos a todos para a leitura da nova revista!