O QUE VAMOS OBSERVAR HOJE?

Enciclopédia das aves do Brasil, site WikiAves é utilizado como ferramenta educativa na Associação Cairuçu

Você sabia que o site brasileiro WikiAves é o maior repositório de conteúdo voltado para observadores de aves e curiosos no mundo? A plataforma armazena imagens, sons e informações sobre espécies encontradas no Brasil e mapas de ocorrência das mesmas pelo território nacional. Com um material tão completo à disposição, a coordenadora dos Projetos Aves da Minha Escola e Aves da Minha Comunidade Sylvia Junghänel passou a utilizar o WikiAves tanto para suas pesquisas e descobertas passarinheiras pessoais, quanto como ferramenta educativa.


“Quando eu comecei a passarinhar em 2005, não existia site em português sobre aves. Foi grande a alegria de descobrir em 2009 o WikiAves com informações sobre as aves, ver fotos e ouvir o registro dos cantos. E tudo isso em português! Desde lá utilizo o site para os interessados saberem mais sobre a passarada que voa por aqui!” contou a coordenadora.
Sylvia utiliza o site para buscar fotografias e sons na hora de criar guias de aves, vídeos e materiais didáticos. Por meio dele, ela contata os observadores para autorizar o uso do conteúdo nos projetos educativos realizados nas comunidades e escolas de Paraty. Nossa observadora também incentiva os jovens a realizar suas próprias buscas no site para confirmar a identificação de espécies avistadas e ouvir seu canto, uma maneira de aguçar a curiosidade e passarinhar com mais autonomia.


Além de disponibilizar esse material de forma gratuita na internet, o WikiAves funciona também como uma rede social para os observadores que podem contribuir com os arquivos, compartilhar suas experiências e se comunicar entre si. Na busca de registros feitos por colaboradores do WikiAves em Paraty há uma lista com 477 espécies registradas na região, sendo possível ver fotos de 467 delas e ouvir o som de 286.


A diversidade daqui


A história da Cairuçu com as aves começa e se justifica, justamente, pela quantidade e diversidade de espécies que podem ser encontradas na região. Visitantes do mundo inteiro são atraídos à cidade para vislumbrar pássaros coloridos através das lentes dos binóculos e câmeras fotográficas. Das montanhas ao mar, Paraty guarda especificidades que compõem habitats propícios para variadas espécies, a mais emblemática delas é o formigueiro-de-cabeça-negra (Formicivora erythronotos). Esse ilustre morador vive nas florestas ao longo de rios entre a Serra da Bocaina e o mar, nas regiões de Paraty e Angra dos Reis.


Com tamanha beleza pousando e sobrevoando nossos quintais, é importante que a comunidade local entenda a importância de sua conservação, assim como o cuidado com o seu habitat. Nosso objetivo é desenvolver em Paraty a cultura de preservação e observação de aves livres e despertar o olhar das comunidades para o turismo de Observação de Aves, ou birdwatching, atividade em crescimento no país.


Com o patrocínio do Instituto Humanize, o Projeto Aves da Minha Comunidade iniciará em 2021 o projeto piloto de orientação profissional para condutores de turistas observadores de aves em Paraty. Os primeiros a receber o curso serão os jovens da praia de Ponta Negra e no 2º semestre outra comunidade passará pela formação. Acompanhe nosso site e redes sociais para ficar por dentro de tudo.