Para contribuir com um ensino de qualidade e afetividade no território, a parceria da Associação Cairuçu com a Secretaria de Educação de Paraty levou projetos de arte e letramento para os estudantes da rede pública de ensino. No primeiro semestre de 2021, o Programa Arte e Educação marcou presença virtualmente nas escolas E. M. Theóphilo Rameck e E. M. Samuel Costa, com atividades alinhadas à proposta pedagógica da Secretaria, que teve a Saúde Integral como tema norteador.
Ministrado pela educadora Camila Calvo, o projeto Oficina de Artes trabalhou a expressão de múltiplas linguagens artísticas com estratégias distintas para cada turma. Com o 5º ano das escolas do Patrimônio e da Vila Oratório, ela estimulou o traço e a observação voltada para o desenho. Para o 6º ano da escola E.M Theóphilo Rameck, apresentou a relação da geometria com as artes com o objetivo de mostrar os conceitos básicos do letramento matemático nas artes plásticas.
Sob o comando de três mulheres educadoras, Lissandra Brotto, Viviane Araújo e Elisa Pereira, o projeto Letramento contemplou turmas do 2 º ao 6 º ano, além de ofertar ações mensais para a educação infantil e o 1º ano. De forma lúdica, as vídeoaulas criadas pelas educadoras contribuíram com o processo de aprendizagem formal através do incentivo à leitura, à expressão oral, e a escrita. Apenas de contação de histórias, foram mais de 20 vídeos e muitos autores foram apresentados aos estudantes!
Nosso Clube de Leitura, mediado pela poetisa Elisa Pereira, trabalhou a obra da autora Lydia Bojunga com a turma de 6º ano da escola Theóphilo Rameck, de maneira que fosse possível criar um espaço de proximidade e afinidade entre as crianças e os livros.
Durante os últimos meses, materiais diversos, como papéis coloridos, canetinhas e massinhas, foram distribuídos para as crianças, dentro do kit enviado quinzenalmente pelas escolas, para a execução das atividades propostas semanalmente nos grupos de mensagens diretas das nossas turminhas.
O Programa Arte e Educação contou, ainda, com o talento de três jovens voluntárias de uma escola de São Paulo que se propuseram a aproximar a turma do 6º ano da E.M. Theóphilo Rameck do mundo das artes e realizaram dinâmicas para que os participantes elaborassem e demonstrassem seus sentimentos e pensamentos de maneira efetiva e criativa.
A somatória de ações do Programa Arte e Educação dentro das escolas municipais chegou a quase 7000 atendimentos às crianças e jovens, através de atividades virtuais e entregas de materiais. Esse resultado se torna possível graças à receptividade dos gestores escolares e professores. “A parceria nos oportuniza realizar um dos objetivos principais do Programa Arte e Educação, que é o de estimular as múltiplas linguagens da comunicação e expressão, com muita ludicidade, integrada ao Projeto Pedagógico Escolar.”, disse Andreia do Almo, coordenadora do PAE
Agradecemos a Secretaria de Educação, em especial à secretária Gabriela Gibrail por acolher nosso trabalho, demonstrando seu esforço para fortalecer uma rede educativa ampliada cujo objetivo é promover transformações positivas para o futuro da cidade.