PROJETO CONSCIÊNCIA LIMPA VISITA CONDOMÍNIO LARANJEIRAS

No dia 29 de junho, o projeto Consciência Limpa convidou uma turma do 4º ano da Escola Municipal Theóphilo Rameck, bairro Patrimônio, para conhecer a Área de Triagem de Recicláveis e a Central de Compostagem do Condomínio Laranjeiras, localizada no bairro vizinho, a Vila Oratório.

Nesta visita, os estudantes puderam aprender com a equipe de Gestão de Resíduos do condomínio como os materiais recicláveis são separados, prensados e acondicionados para serem enviados às usinas de reciclagem. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de entender na prática que restos vegetais podem ser triturados e manejados para virar adubo, que pode ser utilizado novamente em áreas verdes, fornecendo nutrientes às plantas.

Condomínio Laranjeiras é modelo em gestão de resíduos sólidos

O processo de reciclagem contribui para a diminuição da extração de matérias primas como minerais para a fabricação de vidros, petróleo para a fabricação de plásticos, evita a derrubada de milhares de árvores para a produção de papel e de papelão, além de impedir que os resíduos descartados poluam os solos e oceanos.

O Condomínio Laranjeiras segue a lei vigente de Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil (12.305/2010), destinando corretamente cerca de 100 toneladas de materiais recicláveis e gerando aproximadamente 1.000 toneladas de composto orgânico por ano.
Todas as atividades do condomínio têm as autorizações necessárias a sua execução pelas autoridades competentes.

Saídas de campo regulares para conhecer boas práticas

Experiências como essa contribuem para que crianças e adolescentes reflitam sobre o descarte sustentável do lixo que geram em suas casas e escolas, e para que pratiquem atitudes mais responsáveis com o meio ambiente e com a saúde coletiva.

A proposta da coordenadora do Programa Educação, Saúde e Ambiente, Bete Canela, e da educadora do projeto Consciência Limpa, Cibele Leite, é promover uma saída de campo por mês para que a garotada possa entrar em contato com iniciativas de saneamento (água, esgoto e lixo) e energia com responsabilidade socioambiental, especialmente aquelas localizadas em regiões próximas, aproximando-se da realidade em que vivem.