Projeto Jovem Comunicador pesquisa e vive a cidade

Oito adolescentes participaram da criação da 6ª edição da Revista CEIC que será lançada em 2023

Desde o ano de 2021 o projeto Jovem Comunicador, que integra o Programa Tecnologia e Inovação, coordenado por Gilmara Rocha, tem se reinventado e superado os desafios de atuar com a juventude. Este ano, o projeto buscou soluções para ampliar o acesso e a permanência dos jovens e desenvolveu uma nova edição da Revista CEIC junto a um grupo de oito paratienses com idades entre 14 e 19 anos.

A primeira grande adaptação do projeto foi a mudança de residência, deixando a sede da Associação Cairuçu no bairro Patrimônio rumo à Ilha das Cobras, região central de Paraty. Isso foi possível com a parceria da Coordenadoria da Juventude de Paraty, sob o comando da coordenadora Natalia Braga, que nos abriu as portas da Casa da Juventude, a CAJU.

Somada a essa novidade, Gilmara reforçou a equipe de educadores, formando uma dupla de jornalistas para conduzir os adolescentes nas produções textuais. Tayná Pádua, educadora do projeto há dois anos, compartilhou a sala de aula com o jornalista paratiense Matheus Ruffino, o que ocasionou encontros mais dinâmicos e possibilitou uma assistência ainda maior aos alunos no desafio de produção da revista CEIC, produto final do projeto.

Por falar em revista, os temas desenvolvidos pela publicação este ano tem como ponto de partida os ciclos econômicos da história de Paraty: ciclo do ouro (1700 – 1750), ciclo da cana-de-açúcar (1700 – 1900), ciclo do café (1800 – 1900) e ciclo do turismo (1960 até os dias atuais)*.

Para cada um desses períodos, os jovens experimentaram vivências para adquirir conhecimento e atuaram como comunicadores, entrevistando, fotografando e coletando informações para a construção das matérias da revista. O grupo visitou o Alambique Paratiana acompanhado da sommeliere de cachaça Eduarda Porto, com o objetivo de compreender a importância da cachaça de Paraty. Foram também ao Sítio Santa Teresinha, no Rio Pequeno, onde aprenderam sobre o processo de cultivo e produção do café para a agricultura familiar, entre outras saídas a campo.

Matheus, que estreou este ano como educador não apenas no JC, mas também na Rádio Estaleiro, da E.M Guiomar Schimidt, onde ofertou oficinas de rádio, relatou sua alegria com a experiência: “Contribuir com mais uma edição da Revista CEIC foi como um teste profissional. Ao mesmo tempo em que ensinava a redação jornalística, revisava meus próprios conhecimentos da área.  Antes de aceitar o convite para integrar a produção, em parceria com educadora e jornalista Tayná Pádua, sinalizei que havia alguns exemplares da revista na cabeceira da minha cama e que já admirava o Jovem Comunicador há algum tempo. Estar na Cairuçu foi uma oportunidade especial e com importantes desafios. Lidar com a juventude é, sobretudo, gerar empatia; descartar por completo toda hierarquia enrijecida e buscar outras formas de ser respeitado e ter as demandas atendidas.”, declarou.

Os jovens que se engajaram na produção da 6ª edição da Revista CEIC pertencem a diferentes escolas e bairros, o que enriqueceu ainda mais o processo. Nossa equipe foi formada por Ana Souza, Jamilly Ramos, Maria Eduarda Sousa, Maria Luisa Alcântara, Maria Luz Caputo, Marielisa Monte-Mór, Miguel Soares e Yuri Marques. A sua maneira, cada um deles contribuiu na construção não somente dos textos e imagens que compõe a edição, mas em sua linguagem e modo de representação das histórias de pessoas e lugares que conhecemos ao longo dessa empreitada.

A nova edição da Revista CEIC está indo para o forno e será lançada no início do primeiro semestre de 2023. Aguardem pela divulgação da data de apresentação ao público dessa produção coletiva feita por jovens da nossa cidade!

Agradecemos aos parceiros institucionais que nos ofereceram apoio para o desenvolvimento do projeto: Coordenadoria da Juventude e Casa da Juventude; e Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Cultura e do Departamento de Patrimônio Mundial.

Se você ainda não conhece as edições anteriores da Revista CEIC, leia aqui: https://asalaranjeiras.org.br/site/revista-ceic/

*Fonte: Paraty Estudante, 2006

.