PROJETO LETRAMENTO ATUA NOS CEALS E ESCOLAS PARCEIRAS

Cultivar o gosto pela leitura na infância é o principal objetivo do projeto Letramento realizado pela ASA Laranjeiras nos Centros de Educação Asa Laranjeiras (CEAls) e nas escolas parceiras da rede municipal. Mas, além disso, as competências da escrita e da oralidade também são favorecidas nesse processo com atividades educativas que se desenrolam a partir de narrativas de livros infanto-juvenis, do folclore e de histórias locais.

Por vezes, o letramento confunde-se com o processo de alfabetização, que consiste no aprendizado da leitura e da escrita, mas na realidade são conceitos distintos apesar de complementares. O letramento busca aprimorar a capacidade de leitura e interpretação de textos escritos com a finalidade de viabilizar a participação social e a visão crítica, compreendendo a influência de aspectos culturais e sociais no uso da língua. Portanto, trata-se de uma construção continua visando a compreensão de textos e comunicações inseridas em diversos contextos da vida.

A diversidade de propostas de exercícios, que iniciam com leitura e têm continuidade com produções textuais, desenhos, entre outros, motivam a participação e a criatividade das crianças.

O projeto Letramento é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Paraty e as equipes pedagógicas das escolas.