Iniciativa promove a escrita, a leitura e a oralidade no desenvolvimento infantil
Cultivar o gosto pela leitura na infância é o principal objetivo do projeto Letramento realizado pela Associação Cairuçu nos Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs) e nas escolas parceiras da rede municipal. Mas, além disso, as competências da escrita e da oralidade também são favorecidas nesse processo com atividades educativas que se desenrolam a partir de narrativas de livros infanto-juvenis, do folclore e de histórias locais.
A educadora Viviane Araújo é quem conduz os encontros do projeto nas escolas E.M. Theóphilo Rameck, no Patrimônio e E.M. Samuel Costa, na Vila Oratório. Este ano, Viviane tem investido nas mediações e rodas de leitura com títulos selecionados com o apoio da coordenadora pedagógica Andreia do Almo, abordando temas como sentimentos, empatia e autoconhecimento. A ludicidade é o grande segredo para tornar as atividades mais prazerosas para as crianças, incentivando a criação de vínculos duradouros com a literatura.
Em depoimento, a coordenadora pedagógica da E.M Samuel Costa Raquel Solon destaca a percepção do grupo escolar durante a atuação do projeto: “Foi observado pela equipe gestora e pelas professoras que as aulas de Letramento tem tido um impacto positivo para os estudantes e seu desenvolvimento. As crianças costumam comentar sobre assuntos e temas tratados nas oficinas durante os outros dias da semana.”, relatou Raquel.
Essa visão vai de encontro com o depoimento da coordenadora Márcia Oliveira, da E.M. Samuel Costa, para ela “a oficina de letramento é uma ferramenta importante no desenvolvimento das crianças. Ela enriquece o conhecimento e o vocabulário das mesmas.”, afirma.
Por vezes, o letramento confunde-se com o processo de alfabetização, que consiste no aprendizado da leitura e da escrita, mas na realidade são conceitos distintos apesar de complementares. O letramento busca aprimorar a capacidade de leitura e interpretação de textos escritos com a finalidade de viabilizar a participação social e a visão crítica, compreendendo a influência de aspectos culturais e sociais no uso da língua. Portanto, trata-se de uma construção continua visando a compreensão de textos e comunicações inseridas em diversos contextos da vida.
O projeto Letramento é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Paraty e as equipes pedagógicas das escolas.
Letramento nos CEICs
A atuação do projeto nos CEICs acontece nas aulas da educadora Rosilene Ferreira e tem contribuído com a convivência saudável e a movimentação das salas de leitura. A diversidade de propostas de exercícios, que iniciam com leitura e têm continuidade com produções textuais, desenhos, entre outros, motivam a participação e a criatividade das crianças. Um exemplo disso é o jornal do CEIC, desenvolvido pelas turmas do Centro de Educação Integral Cairuçu, na Vila Oratório e no Patrimônio. Os jornais apresentam um conteúdo informativo sobre o dia a dia nas unidades.
Outra ação desenvolvida pelas turmas de Letramento nos CEICs surgiu a partir da leitura do livro “Cartas, Pontes, Novos Horizontes.”, da Associação Vagalume, cujo primeiro capítulo chama-se “quem somos e onde vivemos”. Após a leitura, a educadora Rosilene propôs às crianças uma autorreflexão sobre quem são, onde vivem, quais são seus costumes e de suas famílias em contraponto às vivências e costumes apontados pelas crianças do livro.
Esse tipo de atividade favorece as relações sociais, a construção da identidade, o respeito às diferenças e o sentimento de empatia.