Projeto Letramento desenvolve um ritual afetivo na hora do empréstimo de livros e amplia seu acervo através de Edital
Há alguns anos a Sacola Literária faz parte das atividades do Projeto Letramento. Esse recurso pedagógico consiste na confecção pelas crianças de uma sacola de pano personalizada – Ecobag – para o transporte de livros retirados nos espaços de leitura dos Centros de Educação Integral Cairuçu. O objetivo dos educadores é formar leitores, incentivando o hábito da leitura e o envolvimento da família nesse processo.
O ritual da Sacola Literária começa por sua personalização, que as crianças fazem livremente com desenhos e pinturas, e depois com a escolha de um livro do acervo da Associação Cairuçu para levar para casa. Após alguns dias, a criança retorna com o livro e participa de uma roda de leitura, onde compartilha suas impressões sobre a história ou lê algum trecho que tenha gostado.
Através dessa atividade simples, os pequenos desenvolvem a leitura e a oralidade, por vezes a escrita, e quando lêem para outras crianças obtém ganhos no aspecto da socialização. Importante também é a oportunidade da criação de um momento em família com o protagonismo da literatura.
Esse ano, a Sacola Literária fez parte novamente da programação do projeto Letramento nos CEICs Laranjeiras e Ponta Negra, e através da participação no Edital Acervos Literários, do Itaú Social, destinado a Organizações da Sociedade Civil, ganhamos 50 novos títulos da literatura infantil e infanto-juvenil para empréstimo. “Esse movimento da Sacola Literária só é possível quando há um acervo diversificado, rico e renovado nas salas de leitura, por isso participamos do edital.”, explica a coordenadora Andréia do Almo.
O processo do Edital consistiu na inscrição, seleção e, por fim, a participação das instituições escolhidas em uma formação on-line de mediação de leitura ofertada pelo Programa. Rosilene Ferreira, pedagoga e educadora do projeto Letramento, foi quem participou da formação: “Relembrei dos livros que li na escola e dos professores que incentivavam o hábito da leitura. Foram muitas lembranças de infância.”, contou a educadora. “A parte que eu mais achei interessante foi sobre os ambientes propícios para a contação de histórias, sobre criar ambientes lúdicos que possibilitem que as crianças entrem no mundo da imaginação.” Rosilene conclui que a formação foi uma experiência proveitosa: “Tive muitas ideias para as atividades do próximo ano. Vamos tentar montar um espaço diferenciado para a hora da leitura, por exemplo.”
O projeto Sacola Literária tem um lugar cativo no coração dos educadores. Por compreenderem a importância que a leitura exerce no desenvolvimento dos pequenos, há um empenho permanente por parte da equipe pedagógica para ampliar nosso acervo e tornar os espaços de leitura sempre mais aconchegantes e acolhedores.