Territórios Educativos

Projeto educativo integra arte, tecnologia, esporte e meio ambiente no CEIC Ponta Negra

Há 20 anos, a Associação Cairuçu atua na comunidade costeira da Ponta Negra ofertando projetos educativos gratuitos de seus quatro programas: Programa Arte e Educação (PAE), Programa Tecnologia e Inovação (PTI), Programa Esporte Educacional (PEE) e Programa Educação, Saúde e Ambiente (PESA), incluindo o projeto Aves. Este ano, o Centro de Educação Integral Cairuçu na Ponta Negra apresenta uma nova proposta, o desenvolvimento de um projeto pedagógico integrado com as diversas linguagens (científica, digital, corporal, artística, literária, entre outras) trabalhadas pelos projetos da Associação.

Territórios Educativos foi o nome dado a esta iniciativa que tem sua origem na essência da Educação Integral. O conceito de Educação Integral sugere processos educativos capazes de formar o ser humano de uma forma mais ampla, contemplando suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural. A complexidade da vida no território Ponta Negra, comunidade tradicional caiçara que mantém uma relação muito próxima com a natureza, foi o que impulsionou a realização do projeto.

Nesse contexto, Território refere-se ao conjunto de lugares, pessoas, usos e saberes, e divide-se em três vertentes: Meu corpo, meu território; Território das águas; Território das ideias.

A primeira tem o corpo humano como ponto de partida, propondo o entendimento da estrutura física, da saúde, da identidade e dos demais aspectos que envolvem nosso corpo e nossa presença no mundo.

O território das águas promove o olhar sobre o ambiente natural, especialmente sobre o mar e as cachoeiras, que traçam os caminhos e influenciam as escolhas da vida nessa comunidade, o que permite abordar temas como: recursos naturais, fauna, flora, preservação, pesca, turismo, esporte, trabalho e renda.

No território das ideias estão acondicionadas as histórias, os conhecimentos, as manifestações culturais, a sensibilidade artística e todo o mundo invisível que carregamos em emoções e pensamentos.

Essas temáticas já foram abordadas anteriormente no CEIC Ponta Negra, porém, separadamente, dentro de cada projeto. Agora, com a ajuda das educadoras Viviane Remédios, natural da comunidade, e Lissandra Brotto, que já atua no local, orientadas pelos coordenadores pedagógicos de cada programa, os assuntos serão tratados com diferentes perspectivas, integrando os projetos.

Nosso conhecimento de mundo passa pelo conjunto corpo-mente-ambiente, o que contribui para a integração dos assuntos que se relacionam a cada Território e permite que eles sejam trabalhados de forma simultânea, com o apoio das linguagens dos quatro programas.

Território para crescer

Na unidade da Ponta Negra, contamos também com a colaboração de uma nova monitora local, Dalila dos Santos Costa, 18 anos, filha da monitora Roseni dos Santos Costa, moradora da comunidade.

A jovem cresceu frequentando o CEIC, participou de diversos projetos e despertou um gosto especial pela leitura e pela área da tecnologia. Hoje, compartilha o que aprendeu, acolhendo as crianças da comunidade e ofertando atividades como sessões de cinema, mediações de leitura e suporte de informática para as educadoras e alunos.

Esse exemplo de protagonismo mostra o impacto positivo de nosso trabalho com Educação Integral, e como ele vem trazendo novas perspectivas de futuro para as crianças e jovens na Ponta Negra.

Uma Casinha de aprendizagem e afeto

CEIC Ponta Negra se tornou um nome formal, pois é pelo apelido “Casinha” que os moradores chamam a unidade. Isso é um reflexo do vínculo que mantemos ao longo desses anos de atuação por meio dos projetos educativos e de ações sociais, como os tratamentos odontológicos gratuitos oferecidos pela ONG Amigos da Vez, da qual somos parceiros desde 2017.

A Ponta Negra está localizada na área da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga e o acesso à comunidade é feito apenas por trilha ou pelo mar, o que dificulta a mobilidade e influencia na oferta de oportunidades e atividades para crianças, jovens e adultos caiçaras. Em 2021, por compreender esses desafios, intensificamos ainda mais nossa presença na localidade com projetos de artes, letramento, fotografia, vídeo e etc. Além disso, priorizamos o fortalecimento do diálogo com a Associação de Moradores e com a comunidade. Desse período, destacamos a formação de uma turma de condutores de turistas com foco na observação de aves realizada através do Projeto Aves da Minha Comunidade, com patrocínio do instituto humanize.

Outra iniciativa importante foi a Oficina de Amigurumi desenvolvida pela Associação de Moradores da Praia Negra em parceria com a Associação Cairuçu. Os encontros reuniram meninas e mulheres em torno do trabalho manual de tecelagem e da oportunidade de geração de renda e fortalecimento dos vínculos femininos.

Amparo à Ponta Negra

Em março e abril de 2022, fortes chuvas caíram sobre o município de Paraty e a comunidade da Ponta Negra foi gravemente afetada. O deslizamento de uma encosta ocasionou uma grande tragédia, que levou a óbito oito integrantes de uma mesma família, uma mãe e seus filhos, frequentadores do CEIC Ponta Negra.

Diante desse momento de dor, a Associação Cairuçu e o Condomínio Laranjeiras mobilizaram-se para apoiar o poder público e prestar assistência à Ponta Negra e comunidades vizinhas, atuando no apoio logístico através da disponibilização de nossas estruturas, mobilização social, doação de itens emergenciais, além da criação de uma campanha de arrecadação financeira interna. (Saiba mais aqui)

Paralelamente, nossa gestão investiu no diálogo e na escuta da equipe, também afetada pelo acontecimento, e proporcionou rodas de conversa, conduzidas por uma psicóloga, para restabelecer os colaboradores. O cuidado, sobretudo, com a equipe do CEIC Ponta Negra foi um ponto de atenção antes de abrirmos novamente as portas da Casinha para as crianças e seus familiares.

Frente aos desafios e conquistas na Ponta Negra, seguimos promovendo a educação que acreditamos e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico dessa comunidade tradicional que tem um lugar especial em nossos corações.