Associação Cairuçu e Condomínio Laranjeiras em amparo às vítimas das chuvas em Paraty

Criação de fundo emergencial é parte das estratégias para auxiliar na reestruturação das comunidades da região

Entre os dias 31 de março e 01 de abril de 2022, Paraty sofreu com um alto volume de chuvas que ocasionou deslizamentos de terra, interdições de vias de acesso e a interrupção do abastecimento de serviços básicos em pelo menos 22 bairros do município, levando a Prefeitura de Paraty a declarar estado de calamidade pública.

A comunidade costeira da Ponta Negra, onde está localizada uma de nossas unidades, viveu uma grande tragédia após o deslizamento de uma encosta que levou a óbito oito integrantes de uma mesma família, uma mãe e seus filhos, frequentadores do CEIC Ponta Negra.

Diante desse momento de crise e dor, a Associação Cairuçu e o Condomínio Laranjeiras mobilizaram-se para apoiar o poder público e prestar assistência às comunidades vizinhas, atuando no apoio logísticoatravés da disponibilização de nossas estruturas, mobilização social, doação de itens emergenciais, além da criação de uma campanha de arrecadação financeira interna.

Por meio da campanha realizada entre nossos mantenedores, parceiros e amigos, o Conselho Deliberativo da Associação alavancou um fundo emergencial para amparar as comunidades do Patrimônio, Vila Oratório, Praia do Sono e Ponta Negra em sua reestruturação. A meta inicial era captar R$500 mil, mas a somatória já atingiu R$1.012.801,00.

O uso desse recurso já está sendo feito, dividido em três instâncias: compra de itens emergenciais para as comunidades vizinhas, como alimentos, água, colchões, roupas, velas, botas e material de limpeza; reposição de itens básicos de mobiliário e eletrodomésticos dos funcionários do Condomínio Laranjeiras e da Associação Cairuçu, também afetados pelas chuvas; e por último, o apoio em reparos emergenciais e na reconstrução das casas atingidas nas comunidades anteriormente citadas.

A Prefeitura de Paraty está realizando o mapeamento das necessidades dos bairros e uma análise do trabalho a ser feito nas áreas atingidas. Após essa análise, será possível definir junto com a Prefeitura e as comunidades como os recursos serão aportados para apoiar sua reestruturação.

Interrupção das atividades nos CEICs e ações de acolhimento

Devido a esse cenário as atividades educativas de nossos Centros de Educação Integral precisaram ser interrompidas e nossas instalações acabaram servindo como ponto de apoio para algumas famílias, inclusive de dois de nossos colaboradores, que tiveram suas casas afetadas pelos alagamentos e pelo risco de desmoronamentos de terra. Apesar disso, o trabalho foi mantido de forma remota para suprir as demandas de emergênciade nossos atendidos, enquanto, paralelamente, cada membro da equipe lidava com as perdas materiais e os danos em suas próprias residências.

Sentimos a necessidade depreparar a equipe antes de retomar as atividades com nossas crianças e jovens, assim criamos uma rede de apoio conduzida por uma psicóloga, com encontros semanais em grupo que serão realizados até o fim de maio de 2022.

No dia 18 de abril, com a liberação das estradas e a infra-estrutura básica necessária, reiniciamos as atividades presenciais nos Centros de Educação Integral no Patrimônio, Vila Oratório e Ponta Negra com foco no acolhimento aos participantes de nossos projetos.

Como contribuir como as vítimas das chuvas

A arrecadação financeira para o nosso fundo emergencial em prol das comunidades da região segue aberta para quem deseja contribuir e em breve divulgaremos um relatório das movimentações dos recursos para garantir a transparência de nossas ações.

Também é possível ajudar as comunidades de Paraty através de um canal da Prefeitura do município, aberto para contribuições em dinheiro via pix, e auxiliar na reconstrução das casas das famílias desabrigadas na Ponta Negra por meio da conta da Associação de Moradores.

Prestamos nossa solidariedade às comunidades afetadas por essa catástrofe e pedimos sua colaboração e acolhimento em nome dessas famílias.

Acesse o conteúdo completo do relatório

SOS Paraty | Prefeitura de Paraty
Banco: Brasil
Agência: 2406-6
Conta Corrente: 26747-3
Chave Pix: CNPJ 29.172.475/0001-47
Favorecido: Município de Paraty

Associação de Moradores da Praia Negra
Banco Bradesco
Ag: 1645
CC: 6220-0
CNPJ: 02.973.496/0001-05